quarta-feira, 19 de maio de 2010

Bucureşti, Bucareste, Bucharest

Pessoas alegres e atenciosas, algumas amarguradas pelo passado de 40 anos de comunismo, todas elas ficam muito felizes quando elogiamos Bucareste, a capital da Romênia.
Ao mesmo tempo que acreditavam que o sistema capitalista era a solução para a falta de liberdade e de escolhas agora sofrem com o aumento da dívida externa, que no final da revolução era zero. A língua romena é de origem latina, muito parecida com o italiano mas com alguma influência léxica das línguas eslavas. Na cidade de dia você pode visitar parques, a praça da revolução, o parlamento comunista (segundo maior edifício administrativo do mundo, depois do pentágono):

De noite existe muita opção, dois bares são imperdíveis o Baraka (um bar no meio de um parque com excelente música de 3 DJs, um Inglês, um francês e um bucarestiano) e o Expirat.

Numa das noites fomos na European museums night, dentro do parlamento, é uma noite em que os museus abrem de graça em várias cidades da Europa. A foto abaixo é de uma exposição chamada Paris Design en Mutation.

Curiosamente, Bucareste foi apelidada de "Pequena Paris" na década de 30, quando existiam muitas semelhanças com a capital francesa, inclusive uma réplica do arco do triunfo, no centro da cidade. Vista da praça Unirii:

5 comentários:

  1. Oi, Emílio. Só passando para dizer que estou acompanhando seu blog! É muito legal saber das suas peripércias! Aproveite!
    Bjo
    Elisa

    ResponderExcluir
  2. Oii Emílio!
    Que viagem sensacional deve ter sido, hein?
    Quero ver mais fotos!

    Saudades!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. po q massa ein, cruzou alguns ciganos no caminho?
    abraços te amo!

    ResponderExcluir
  4. Encontrei vários ciganos Du! Eles são mal vistos aqui, pena que não consegui escutar nada deles.
    Fiz um outro post da Romênia com mais fotos Mi!
    Brisa, que bom saber que acompanha aí!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Que beleeeeeeeza... Nao fui pra Romenia. Mando bem no destino da trip. =D

    Saudads de ter onde ir na quinta a noite...

    ResponderExcluir