quarta-feira, 5 de maio de 2010

Sanduíche de fiambre com queijo

Bom, vamos falar um pouco sobre a minha pesquisa. Faço doutorado sanduíche em Biomecânica. (O sanduíche significa que os estudos são feitos em 2 países).
Incrivelmente, cheguei hoje na minha mesa na universidade e me deparo com umas folhas de papel em cima do meu notebook. Fui olhar e era o escopo de um projeto de investigação científica do FCT (Fundação de Ciência e Tecnologia) de Portugal. Começo a ler e de repente me assusto, o título do projeto é exatamente a idéia da minha proposta de tese: "Modelos matemáticos multi-escala para remodelação óssea com aplicações em medicina dentária", fiquei imensamente feliz. Logo deduzi que quem tinha deixado o documento de 11 páginas ali foi Mario Vaz, um professor altamente fixe* aqui da UP. Aprendi com ele que mesmo que estejas fazendo doutoramento em um assunto, deve sempre ser humilde e escutar a opinião dos outros, e isso vale pra tudo, mas tem uma sutileza que esse professor domina muito bem.
O fato é, sou engenheiro ambiental, até pouco tempo atrás não imaginava entrar na bioengenharia. Agora estou no meio de médicos, dentistas, matemáticos, engenheiros mecânicos, engenheiros eletrônicos, bioquímicos... essa área da saúde é muito requisitada e tem muito investimento. Viva a multidisciplinaridade e/ou interdisciplinaridade e/ou transdisciplinaridade! (Pai, qual o termo certo?)
Historinha:
Existem células ósseas que removem e depositam cálcio nos óssos, elas são estimuladas por hormônios e estímulos mecânicos (no nível dos tecidos) a se diferenciarem e fazer o que sua diferenciação manda.
Agora quando uma pessoa, ou animal que tenha óssos, se movimenta, o caminhar causa tensões e deformações nos óssos que podem criar microfissuras nos ossos e normalmente essas microfissuras devem ser removidas pelas células ósseas.
Enfim, o meu trabalho é modelar matematicamente essas duas esferas (a celular e a dos tecidos).
Não sei pra vocês, mas pra mim esse assunto é apaixonante.

* ps. Altamente e fixe são duas gírias daqui que significam coisas muito boas.

9 comentários:

  1. resolvi fazer diferente, entrei, comentei, mas não li. =P

    ResponderExcluir
  2. haha! cara, isso faz o photoshop ser a coisa mais ridícula a se usar para fazer dinheiro e/ou ajudar as pessoas no mundo. parabéns cara!

    ResponderExcluir
  3. Ahhh Bruno, o photoshop é a mão do escultor, é o pincel do pintor. É arte.
    E enquanto a arte é uma expressão da realidade a ciência nunca vai chegar nela.
    Vocês gostam de diminuir o curso de vcs... O Fi faz isso tb.
    :P

    ResponderExcluir
  4. Hey queri... Engraçado como eu ENTENDI tudo oq vc disse... Ser nerds tem suas vantagens!
    Sensação boa saber que alguém (seja o governo, seja quem for) aposta no teu tema né? Extremamente recompensador! Parece que afirma pra nós mesmos que estamos no caminho certo...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Achei que fosse ler uma história parecida com a minha e não tinha nada a ver... Quando estava no Porto, pedi um sanduíche de presunto e o homem fez um de fiambre. Eu disse que havia pedido presunto (o presunto cru, como é chamado em Portugal aquele tipo parma) e ele disse: "Mas se a senhora é brasileira, quis dizer que queria o fiambre." Ai, Jesus!

    ResponderExcluir
  6. Mais uma pra seção de piadas, Chris! hehehe

    ResponderExcluir
  7. oi Emi vc escreveu ossos com acento "óssos"? já é influencia da pronuncia ou é assim mesmo aí??

    bjos

    Erica

    ResponderExcluir